Assim, desde 2017 o site do Observatório da Imprensa é hospedado gratuitamente pelo Labjor. “Concebido como um fórum pluralista de crítica dos media, o Observatório conta com um vasto arquivo de 22 anos. Publicamos textos de colaboradores voluntários para fornecer perspectivas e opiniões diversas, a fim de neutralizar a intolerância e o discurso do ódio.”

Ainda no âmbito do Observatório, há agora dois novos projectos, Cartas na Mesa e Atlas da Notícia. 

Cartas na Mesa – Em parceria com o curso de jornalismo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, “estamos produzindo uma série de programas no formato web audiovisual reunindo duplas de jornalistas de expressão, como Clóvis Rossi e Ricardo Kotscho, para debater temas como desafios éticos, desinformação, a relação entre democracia e jornalismo e inovação do jornalismo digital. Gravados nos estúdios da ESPM, os programas serão publicados no YouTube”. 

Atlas da Notícia – Lançada em Novembro, em parceria com o Volt Data Lab, a primeira edição do Atlas, um levantamento inédito, revelou a ausência de [media] impressos e/ou digitais em 4.500 dos 5.570 municípios brasileiros. Nesses chamados “desertos de notícias” vivem cerca de 70 milhões de pessoas. (...) O nosso projeto inspira-se no America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. (...) 

Projeto Credibilidade – "Abrimos o ano com um consórcio de 16 meios, além da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Em 2018, a meta é expandir o consórcio de forma sustentável e colaborar com os parceiros na adopção do sistema de indicadores de credibilidade, desenvolvido pelo Trust Project, que é liderado pela jornalista americana Sally Lehrman. Apelidado de ‘dados nutricionais da notícia’, o sistema se propõe a aumentar a transparência da produção noticiosa no meio digital, informando sobre a missão e financiamento do meio, padrões de apuração, ‘checagem’ e correcções de erros, diversidade de vozes e oportunidades de engajamento público." (...) 

Impacto.jor – “Idealizado pelo jornalista Pedro Burgos, o projecto, gerido pelo Projor, visa medir os efeitos concretos do jornalismo na sociedade por meio de um software que agrega e reporta tais repercussões, como discurso de parlamentares e a aprovação de novas leis.” (...)

 

O artigo citado, na íntegra, no Observatório da Imprensa