Vhils recebe Prémio Personalidade do Ano da AIEP

A sessão de entrega do Prémio Martha de La Cal - assim denominado em memória da jornalista que foi correspondente em Portugal da revista Time, dos EUA, durante mais de 40 anos - decorreu no Instituto de Arte e Design, em Lisboa.
Segundo Alison Roberts - citada pela Lusa - no trabalho de Vhils "impressiona não só a sua habilidade com métodos e materiais, simbolicamente aliando a destruição à criação, mas a sua sensibilidade, a história do meio urbano e as vidas humanas nas comunidades onde ele trabalhou".
Para o Ministro Luís Castro Mendes, Vhils "encarna com grande brilho a dimensão internacional que os portugueses sabem assumir, não só pelas muitas exposições que tem feito, mas também pela obra notável que espalhou pelas ruas de cidades como Nova Iorque, Berlim, Paris, Moscovo, Hong Kong e até a estação espacial internacional".
"A forma como interpela os cidadãos e as cidades assume uma linguagem universal, e essa capacidade para transformar a paisagem urbana degradada, num espaço de diálogo sobre a condição humana, que a AIEP lhe reconhece na atribuição do prémio, vai continuar a aprofundar-se cada vez mais e a engrandecer a nossa arte", disse ainda.