A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente, “a incógnita da sustentabilidade financeira e a complexidade do relacionamento entre profissionais e a comunidade de leitores, ouvintes e utilizadores de redes sociais”.
A sustentabilidade financeira num ambiente digital é um problema geral que assusta tanto as grandes empresas como pequenos influencers das redes sociais, uma vez que não existe uma estabilidade entre receitas e despesas.
Ainda que existam algumas excepções no sector jornalístico, Castilho argumentou que, para alcançar esse equilíbrio estável, é necessário, primeiro, ter em conta “o contacto e a colaboração com o público-alvo (…), a produção de narrativas jornalísticas sintonizadas com o tipo de pessoas a serem alcançadas pelo projecto informativo, e o nível da renda dos indivíduos participantes do público-alvo”.
O autor do texto acrescentou que esta “inter-relação estrutural entre sustentabilidade, engajamento e narrativas” é importante, apesar de ser, também, um grande desafio, já que “introduz a questão da complexidade dentro das rotinas profissionais”.
Simplificando, para chegar à sustentabilidade é necessário obter receitas e, para isso, é necessário oferecer um produto de que o público precise e goste. Isto implica o que Castilho designa de “alfabetização informativa”, em que o público obtém conhecimentos sobre “como ler uma notícia, como desconfiar de mentiras e como confirmar factos e dados” a partir do relacionamento entre jornalistas e o seu público-alvo.
Dezembro 22
Este quadro complexo requer, assim, que os profissionais desenvolvam a “habilidade e as competências necessárias para lidar com a complexidade das comunidades sociais”, de forma a que as normas constituintes sejam consideradas com a devida atenção.A incógnita da sustentabilidade financeira mantem-se, uma vez que “não é possível arranjar uma solução única para todos os casos”, verificando-se que cada sistema de receitas vai depender do “aquisitivo médio do público-alvo, da existência de algum tipo de financiamento público ou privado, da presença de anunciantes”, entre outros.Em relação à complexidade do relacionamento entre profissionais e a comunidade de leitores, este é ainda mais difícil de resolver, visto que implica “conhecimentos mínimos sobre relações humanas e um entendimento da dinâmica social numa comunidade e da tolerância ideológica e persistência diante de eventuais recusas de colaboração”.
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