O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista admitiu que “foram muitos os factos nacionais e internacionais que mereceram a atenção do público e a cobertura jornalística” no presente ano, destacando-se as eleições presidenciais brasileiras, a invasão russa da Ucrânia e as vagas de Covid-19 e de varíola dos macacos.
No entanto, a colaboradora da ObjETHOS alertou que, apesar da importância de cobrir temas como os mencionados, o sector jornalístico deveria focar-se, também, em “corrigir os olhares e as narrativas viciadas no futuro”, especialmente com a entrada de um novo governo.
Ao recordar o governo de Jair Bolsonaro, Batista sublinhou a ligeireza com que foram tratados sectores importantes como a Educação, dando o exemplo da “precarização e da fragilidade da situação dos pesquisadores de pós-graduação de todo o país”. Estes conviveram com um atraso no pagamento das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Adicionalmente, também a área da Cultura teve problemas, verificando-se “a redução do Ministério da Cultura (MinC) a uma secretaria especial (…), a troca de cinco chefes de pasta, que terminou liderada pelo “bolsonarista” Mário Frias, e os constantes bloqueios e cortes orçamentais”.
Apesar disto, a autora do texto destacou que a Cultura resistiu, mantendo projectos e criando novos espaços que, infelizmente, não receberam a cobertura merecida.
Batista argumentou, assim, que faltou ao sector jornalístico cobrir temas importantes como estes, que destacam as conquistas actuais do Brasil, ao invés de apenas focar-se nos grandes tópicos que ocuparam a grande parte dos jornais.
Dezembro 22
Algumas dessas conquistas foram apontadas pela jornalista e professora Fabiana Moraes, incluindo a inauguração da Pinacoteca do Ceará, que é a maior do Brasil e contou com uma mostra de abertura com quase mil obras, o espaço Estação das Artes, restaurado para “abrigar equipamentos culturais públicos, como um mercado gastronómico e um centro de design”, e a abertura do Centro Cultural do Cariri.A jornalista observou que a inauguração desses espaços não teve suficiente cobertura na imprensa, como consequência do contexto político em que o país viveu.(foto de Lia de Paula, obtida na “Newslink”)
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...
O projecto The News Movement (TNM), lançado oficialmente no primeiro de Dezembro, tem como objectivo criar uma nova maneira de fornecer informação e notícias, em conformidade com as preferências...