O plano do TNM inclui uma comunicação directa e simples com o público, através de vários formatos noticiosos, como reportagens, vídeos explicativos, livestreams, a série “Take Me There”, entre outros. Além disso, o projecto divide-se em quatro partes, nomeadamente, em jornalismo, parcerias e apoio de outras organizações dos media, ajudar outras marcas a conectarem-se a próxima geração e a análise de dados acerca do público-alvo do TNM.

Ahmed classificou o projecto como um “negócio de saber ouvir”, no sentido em que não só dá importância ao que é dito pelo público, mas observando, também, os seus hábitos. Mais recentemente, o TNM tem vindo a desenvolver um repositório com as publicações das redes sociais, servindo para arquivar notícias e todos os conteúdos oriundos do tratamento jornalístico do projecto, como o fluxo de trabalho ideal, diferentes métodos de trabalho, os formatos que funcionam melhor, a melhor hora para publicar conteúdo, entre outros.

O TNM tem desenvolvido, igualmente, uma pesquisa, em parceria com uma consultora de gestão, Oliver Wyman, acerca da “vida, pontos de vista e comportamentos dos jovens de 18 a 25 anos”. O seu primeiro relatório desta será apresentado na reunião do World Economic Forum em Davos, marcada para 17 de Janeiro de 2023.

Ahmed acrescentou, ainda que “agir de acordo com a percepção do público jovem poderá ajudar a atrair os consumidores que evitam cada vez mais as notícias”, um dado que foi reforçado pelo Relatório de Notícias Digitais deste ano, do Reuters Institute.    Uma outra mudança implementada neste projecto foi a opção de o público poder fazer doações através do website do TNM. Este método não é novo no mundo digital, sendo já observado no YouTube, TikTok e Twitch, plataformas muito utilizadas pela Geração Z, pelo que Ahmed considerou adoptá-lo no seu projecto.

O cofundador do TNM destacou que é necessário que o jornalismo chegue a grandes audiências, sendo, por isso, uma das suas prioridades relacionar-se com as mesmas redes sociais que o seu público usufrui. Estas podem ser utilizadas para oferecer mais notícias e informações e, tendo em conta que a desinformação é ainda mais persistente nestas plataformas, é importante apoiá-las e guiar o seu público na direcção das notícias confiáveis. Um dos desenvolvimentos recentes mais significativos no The News Movement foi a sua parceria com a Associated Press e a National World, o que contribuirá para alcançar novos públicos.