Um outro tipo de jornalismo aposta em conteúdos diferenciados
A plataforma de “newsletters” Substack investiu em jornais locais britânicos, como forma de ajudar as publicações a apostar em novos modelos de negócio, segundo noticiou a “Press Gazette”.
O “publisher” de três dessas publicações, Joshi Hermann, espera conseguir melhorar o conteúdo das respectivas “newsletters”, com foco em entrevistas e “storytelling”.
Hermann acredita, da mesma forma, que as subscrições são a única forma de garantir a sustentabilidade das publicações em causa: “Manchester Mill”, “Sheffield Tribune” e “Liverpool Post”.
Desde o seu lançamento, no início do ano passado, o projecto tem-se dedicado a explicar o Brexit, bem como a pandemia de coronavírus, ajudando os cidadãos a compreender as directrizes dos governos locais.
Graças ao investimento da Substack, Hermann iniciou, agora, um novo processo de recrutamento, para que possa ter colaboradores em “full time”.
“Acho que havia essa necessidade, precisávamos de conteúdos de qualidade. Isto porque o número de jornais regionais tem vindo a diminuir ao longo das últimas décadas o que provocou o desaparecimento de certas linhas editoriais”, disse Hermann.
“Por isso, achei que poderia construir outro tipo de jornalismo, que estivesse mais focado na narrativa de ‘storytelling’, bem como nas entrevistas junto da comunidade”.
Junho 21
“Se queremos que as pessoas paguem por notícias locais, temos que dar-lhes algo novo, de alta qualidade, diferenciado. Um tipo de conteúdo que tenha sido reinventado, construído para a era digital, que estabeleça uma ligação com os leitores”, acrescentou.
O profissional diz, ainda, estar confiante com o futuro das publicações, que já contam com um número substancial de assinantes.
“Assumi que seriam necessários dois anos para que tivéssemos algum sucesso, mas o processo está a correr muito bem”.
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