Títulos descontextualizados na imprensa podem reforçar movimento anti-vacinação
As organizações mediáticas podem estar a promover movimentos de desinformação, ao estabelecerem, nos seus títulos, uma ligação entre a vacinação contra a covid-19 e problemas de saúde, de acordo com um estudo da organização Advance Democracy.
Isto porque, segundo indicou o estudo, estes títulos estão a ser utilizados, de forma descontextualizada, pelo movimento anti-vacinação, para descredibilizar a inoculação.
A título de exemplo, três destes títulos foram partilhados através das redes sociais, e chegaram a 800 mil utilizadores.
Perante este cenário, alguns especialistas apelam à sensibilização dos jornalistas, que devem evitar estabelecer uma ligação entre os dois conceitos -- vacinação e doença/morte -- , já que está, cientificamente, incorrecta.
Em entrevista para a CNN Business, o presidente da Advance Democracy, Daniel J. Jones, explicou que “os activistas anti-vacinação estão a utilizar os títulos de artigos para reafirmar uma crença que não é verdadeira”.
É importante sublinhar, neste âmbito, que, embora a relutância perante a vacinação contra a covid-19 tenha vindo a diminuir nos últimos meses, nos Estados Unidos, um inquérito da CNN apurou que cerca de 30% dos norte-americanos não pretendem ser inoculados.“Num ambiente de incerteza, colocar tanto ênfase em acontecimentos quase exclusivos, serve para reforçar o medo daqueles que já tinham algum receio”, afirmou, por sua vez, Jonathan Reiner, professor da Universidade George Washington.
Março 21
Reiner cita, neste contexto, uma notícia da NBC News, publicada em Fevereiro : “Mulher de 78 anos morre na Califórnia depois de ser vacinada”.
De acordo com Reiner, este tipo de títulos demonstra “irresponsabilidade”. Até porque, segundo recordou aquele professor, só nos Estados Unidos, já foram administradas 100 milhões de doses de vacinas.
“Quando se administram tantas vacinas, os pacientes serão alvo de outras complicações, por mera coincidência”, disse.
“É muito provável que algumas pessoas tenham tido acidentes de carro, ou caído da bicicleta,(...), no mesmo dia em que foram vacinadas, por mero acaso”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...