“O problema da ‘pós-verdade’ é que mudou o consenso sobre o que é a verdade”  - afirmou Clara Jiménez. “Embora haja muita gente que não quer saber a verdade, também há uma parte da população que não está consciente de que o que consome é mentira.” 

Outro dos animadores, Gumersindo Lafuente, chamou a atenção para o facto de que a ‘pós-verdade’ é como um vírus criado nos laboratórios dos grandes media, “que a usaram em seu benefício e que um dia lhes escapou”. O que mudou realmente foi a chegada dos “algoritmos multiplicadores da emotividade crédula”. 

Lafuente afirmou também que temos de começar “quase do zero”, e que “têm de nascer novos meios, que criem novas comunidades, que não dependam da publicidade, com uma estrutura totalmente diferente da actual”. 

António Delgado lamentou que “em Espanha sobra opinião e falta investigação e jornalismo de segunda e terceira velocidade”.

 

Estas e outras intervenções encontram-se no site da APM, bem como o vídeo da conferência, que pode ser aberto em diferido