Relatório analisa tendências dominantes para os “media”
O sector dos “media” está a começar a modificar o modelo de negócio, quando se verifica um número crescente de jornais que apostam na sua digitalização.
Com isto, grande parte dos directores dos "media" acredita que, em 2021, as subscrições “online” serão a principal fonte de receita das publicações, revelou um estudo do Reuters Institute.
Dos 234 responsáveis entrevistados, cerca de 76% afirmou que as assinaturas digitais são elementos importantes para o negócio. Por outro lado, as receitas publicitárias começam a ser desvalorizadas.
Da mesma forma, os “patrões dos media” acreditam que formatos inovadores como “newsletters” e “podcasts” podem ser fundamentais para o sucesso dos títulos.
Contudo, é possível que nem todos os jornais sejam bem-sucedidos na implementação das “paywalls” e de novos conteúdos, apontou o estudo.É certo que algumas publicações têm conseguido atrair um número satisfatório de novos leitores, mas a maioria dos títulos de menores dimensões ainda está a procurar uma fórmula eficaz.
Ainda assim, cerca de 73% dos inquiridos disse estar confiante quanto ao futuro do seu negócio.
Entretanto, mais de metade dos directores acredita que o jornalismo tem futuro e que a preocupação com as “fake news” vai melhorar a confiança dos leitores nos “media”.
Janeiro 21
Perante estes dados, o autor do relatório, Nic Newman, considerou que, em 2021, “vamos assistir a uma aceleração da transformação digital”.
“Os confinamentos, bem como outras restrições, vieram alterar os nossos hábitos de consumo. Alguns de nós querem regressar à ‘normalidade’, mas a realidade deverá apresentar-se diferente, já que o mundo físico e o virtual começaram a interagir em novas formas”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
A maioria dos alunos de jornalismo está pessimista quanto ao seu futuro profissional, considerando que será difícil encontrar um primeiro emprego, e que os salários...
Os primeiros meses da pandemia demonstram-se, particularmente, desafiantes para jornalistas e estudantes de comunicação social, que foram confrontados com um sector em crise, e com...
O formato digital tornou-se essencial para garantir a sustentabilidade dos “media” contemporâneos, já que cada vez mais leitores preferem consumir notícias nos seus...