Quando a imprensa edita um editorial comum para salvar o planeta
Foi publicado um editorial no The Guardian, em conjunto com outras organizações dos media internacionais, no sentido de pedir um imposto sobre as maiores empresas de combustíveis fósseis.
O artigo sublinha que “os recursos arrecadados devem ser redistribuídos aos países mais pobres e vulneráveis que sofrem os piores impactos da crise climática, apesar de terem feito o mínimo para causá-la”. Adicionalmente, os países mais ricos, enquanto “responsáveis por metade dos gases de efeito de estufa”, devem ajudar os mais pobres, que não contribuem para tal situação.
Com a elevação dos preços da energia, oriunda da invasão russa da Ucrânia, o secretário-geral da ONU também pediu um imposto sobre as empresas de combustíveis fósseis. Estas têm vindo a agravar as mudanças climáticas, problema que o texto considera requerer “cooperação entre todas as nações”.
Uma série de relatórios, elaborados como base para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), demonstraram que o planeta está não só “perto de uma catástrofe climática irreversível”, como também poderá alcançar um nível recorde de emissões este ano.
O texto foi editado por mais de 30 media de vários países, designadamente, a Hindu (Índia), Tempo (Indonésia), Mail & Guardian (África do Sul), Haaretz (Israel), Rolling Stone (EUA), El Espectador (Colômbia), La Repubblica (Itália) e Libération (França).
Katharine Viner, editora-chefe do Guardian News and Media, que liderou a iniciativa, admitiu que o editorial em causa é “uma demonstração poderosa de como as organizações de notícias de todo o mundo se podem unir para colaborar no interesse público”.
Novembro 22
A questão do financiamento necessário para a reconstrução em países mais pobres, após impactos climáticos inevitáveis, tornou-se, também, central para a COP27, apelo que foi, anteriormente, rejeitado por países ricos, como os EUA.
As organizações que participaram no referido texto editorial têm, assim, a esperança de que, ao unirem as suas vozes, “lembrem a sociedade de que esta se trata de uma crise global que ameaça todos nós, sendo imperativo que os líderes mundiais ouçam e ajam”.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...