Os sete elementos decisivos para os leitores confiarem nos Media

Os sete factores de confiança são apresentados por ordem decrescente de valorização atribuída, como segue:
- - Equilíbrio (77,8%) - Vem mencionado no topo da lista de desejos expressos pelos leitores entrevistados. Muitos entendem que o jornalismo deve reflectir uma diversidade de opiniões. Outros defendem que os jornalistas devem manter as suas próprias opiniões separadas do trabalho que fazem. Outros ainda explicam que cultivam a sua própria dieta equilibrada de notícias lendo jornalismo de múltiplas fontes.
- - Honestidade (71,9%) - Os leitores não querem ser enganados. Querem encontrar uma atribuição clara dos conteúdos e franqueza a respeito de conflitos de interesses da parte dos jornalistas ou das suas fontes. Também não querem detalhes exagerados ou sensacionalistas.
- - Profundidade (46,9%) - As pessoas valorizam o jornalismo que dá o contexto da história, indo mais longe do que os factos evidentes, para ajudar os leitores a compreenderem como encaixam num contexto mais amplo.
- - Proximidade aos leitores (23,5%) - Os consumidores de notícias querem desenvolver a sua própria opinião. Não querem que se lhes diga o que devem fazer. E valorizam a informação que os ajuda a tomar decisões.
- - Profissionalismo e boa reputação (22,2%) - Os leitores valorizam a sensação de que um conteúdo é de alta qualidade e preocupam-se com a reputação do jornal que lêem, mantendo lealdade aos que seguem há mais tempo.
- - Simplicidade (12,3%).
- - Relevância (6,2%).
O estudo aqui citado destaca ainda outros pontos, como a presença de verificação de factos, a distinção explícita entre o que é notícia e o que é opinião, e a transparência.
Mais informação na Red Ética da FNPI e o estudo citado, no Instituto Reynolds de Jornalismo.