Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

O “jornalismo lento” como alternativa à “montanha russa” de notícias

A multiplicação de canais noticiosos de televisão, activos durante 24 horas, estabeleceu um novo normativo, imprimindo uma velocidade à notícia que, gradualmente, se converteu numa massificação informativa. A mesma notícia  - como observa Carlos Castilho, num oportuno artigo inserido no Observatório de Imprensa do Brasil -, “é retransmitida várias vezes no mesmo dia, com raras actualizações, levando o espectador a achar que a repetição é sinónimo de relevância”. “Para as redacções  – escreve ainda Castilho –  a repetição é um recurso para encher espaços na transmissão e não ficar atrás dos concorrentes, o que acaba padronizando quase todos os noticiários, independente da emissora”. Esta vertigem noticiosa tem vindo a suscitar uma reflexão aprofundada, havendo quem recupere a expressão “jornalismo lento”, como foi o caso de Helen Boaden, que renunciou, recentemente, à direcção do sistema de rádio da BBC, reabrindo um debate sobre esse tema. “Jornalismo lento” versus jornalismo vertiginoso constituem, assium, os dois polos de um paradigma informativo, cujo desfecho está em aberto.   Lei aqui na íntegra o texto de Carlos Castillo, no Observatório de Imprensa do Brasil
Novembro 16
Partilhar:

Outras

Media

Nicolau Santos defende mudanças na “RTP3”

Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...

Ler mais
Media

Aplicação interactiva inova nos “media” em Montenegro

O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...

Ler mais
Tecnologia

Relatório revela cepticismo perante IA aplicada ao jornalismo 

O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos