Segundo Lucía Méndez, chefe de redacção de El Mundo, são cada mais os utentes, e não os jornalistas, a decidir os conteúdos dos media. Nós “perdemos a capacidade de decisão e hierarquização das notícias de acordo com o nosso critério profissional”, e essas funções passaram, em grande medida, “para os responsáveis de posicionamento nos mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization) e para os próprios utentes”. 

“Isto implica o fim do jornalismo tal como o temos conhecido. É uma crise de mediação, já que os clientes têm uma capacidade muito grande de seleccionar os conteúdos”  - afirmou. 

Por seu lado, Álvaro Rigal, chefe de redacção de El Confidencial, explicou que existem outras métricas para saber que conteúdos interessam aos leitores, e que “Lo más leído” é só mais uma e nem devia ser das mais importantes. Como disse, “a secção O Mais Lido não é o mais lido, mas sim o mais ‘clicado’; o mais lido será, de qualquer modo, [o conteúdo] onde o utente permaneça mais tempo e a percentagem de reenvio”. 

“Abusámos durante muito tempo das métricas quantitativas”  - disse Íñigo Urquía, responsável pela edição digital, em Madrid, de El Periódico de Catalunya. “Aos poucos, tanto editores como jornalistas estamos a chegar à conclusão de que isto não vai com mais ou menos um ‘clic’. E também o sabem os anunciantes.” (...) 

E Francisco Sierra, director de conteúdos da Atresmedia Digital, declarou que, graças à Internet, agora todos os meios podem concorrer entre si; mas isto trouxe “políticas perniciosas como a do clickbait”, e “o conceito de ‘viralidade’ causou muito dano”.

“Creio que em muitas ocasiões se faz um jornalismo muito bom, com grandes reportagens, ainda que não sejam as mais lidas. (...) Trata-se de procurar converter em interessante o que é importante.” 

E como disse ainda Natalia Chientaroli, chefe de redacção de Eldiario.es, “estamos a procurar leitores, sim, mas estamos também a procurar ser meios de referência e ter influência”.  

 

O artigo citado, na íntegra, na APM, e um vídeo do debate no Laboratorio de Periodismo