O dilema dos conteúdos pagos como resposta à quebra de receitas

Está agora implícito nas orientações a seguir pela redacção, a obrigatoriedade de mencionar nos artigos pagos que, “o conteúdo não reflecte necessariamente a opinião da revista” e que o design deve “ser claramente diferenciado do conteúdo editorial”.
Neste contexto, Lívia Souza Vieira, entre outras recomendações, afirma que o órgão de informação deve ter uma equipa para criação de conteúdo pago, integrado na área comercial e não na redacção.
Acrescenta, também, que os jornalistas que produzem textos para as marcas não devem fazer reportagens e vice-versa e que a paginação desse conteúdo deve estar bem identificável como comercial, de modo a que o leitor não tenha dúvidas de que se trata de publicidade.
Criar regras e directrizes claras e disponibilizá-las publicamente é essencial para a transparência, mas vantajoso também para contrariar possíveis crises.
Tais procedimentos éticos podem resguardar a credibilidade dos veículos jornalísticos, defende Lívia Souza Vieira.
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