O contributo da banda desenhada para o jornalismo de investigação

Composta por 42 cenas e mais de 120 desenhos, “A Guerra pela Água” é a primeira reportagem desenvolvida num formato de banda desenhada interactiva pelo Ojo Público, e está acessível em espanhol e em inglês.
Nelly Luna, uma das jornalistas fundadoras do site, explica que escolheram esta via para atingir mais audiência, “especialmente os cidadãos que não estão envolvidos no conflito”.
“Escolhemos a banda desenhada pelo seu poder didáctico e narrativo para um tema complexo e urgente no Peru: a disputa pela água perante grandes projectos mineiros. A banda desenhada tem a capacidade de retratar, a partir da intimidade das personagens e das suas realidades, histórias e detalhes que podem passar despercebidos num formato tradicional.”
A reportagem foi concebida em Julho de 2016 e faz parte de uma série de jornalismo de investigação intitulada “Privilégios Fiscais”.
“Esta série revela os milhões de dólares que o Estado do Peru deixa de receber devido aos benefícios fiscais de que gozam os mais poderosos sectores privados, como são os mineiros” - conta Luna. “Para este efeito, Ojo Público preparou e analisou uma base de dados com a informação financeira do país nas décadas recentes.”
“O primeiro capítulo de “A Guerra pela Água” foi apresentado em Dezembro de 2016 na cidade de Arequipa, onde o projecto de exploração mineira está localizado. Já morreram seis pessoas em confrontos com a polícia, durante protestos.”
Mais informação no artigo que citamos, na Global Investigative Journalism Network