“NYT” cria equipa interdisciplinar para recuperar confiança dos leitores
Com as redes sociais e a rápida disseminação de notícias falsas, os consumidores de informação começaram a manifestar uma quebra acentuada no nível de confiança perante os jornalistas e as empresas de “media”.
Por isso mesmo, alguns jornais começaram a desenvolver planos específicos, como forma de aumentarem o nível de transparência da sua actividade e de estabelecerem uma relação mais próxima com os cidadãos.
É esse o caso do “New York Times”, que acabou de anunciar a criação de uma equipa interdisciplinar, cujo objectivo é recuperar a confiança dos leitores.
“A nossa missão é procurar a verdade e ajudar as pessoas a entender o mundo. Este princípio orienta todo o nosso trabalho, desde as nossas reportagens e padrões éticos, até à forma como promovemos a nossa cobertura noticiosa em todas as plataformas”, disse aquele jornal em comunicado.
Por isso, afirmam, “temos o prazer de apresentar uma equipa que assumirá o desafio de desenvolver formas inovadoras para aumentar a confiança do público na nossa missão e na credibilidade do nosso jornalismo, independentemente da sua localização”.
Esta iniciativa multidisciplinar “ajudará a empresa a estabelecer uma visão de como o jornalismo do ‘NYT’ pode continuar a evoluir. Isso inclui destacar as nossas reportagens originais e independentes, a profunda experiência dos nossos jornalistas e as medidas que tomamos para garantir a factualidade e precisão dos nossos artigos. "
Setembro 21
Muito desse trabalho “já ocorre naturalmente, à medida que procuramos a excelência jornalística no dia a dia, nas decisões de cobertura que tomamos, bem como nas nossas escolhas de, reportagem, redacção, edição, imagens, enquadramento, experiência do produto e muito mais”.
Ainda assim, continua o “New York Times”, “a equipa vai explorar o que mais podemos fazer para ajudar a destacar os nossos valores, os recursos que incorporamos nos nossos produtos e as maneiras como falamos sobre o nosso jornalismo na internet ".
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