Novos projectos noticiosos agilizam os “media” nos EUA
A imprensa está a atravessar uma crise sem precedentes, agora que muitas publicações estão a lidar com os efeitos da pandemia nas suas receitas e no volume de circulação.
Com isto, vários títulos foram obrigados a reformular o seu “modus operandi” e a apostar em novos tipos de conteúdo, com o objectivo de atrair novas audiências e de garantir a sua sustentabilidade financeira.
Assim, e apesar das muitas dificuldades, começam a surgir algumas boas notícias sobre o mundo dos “media”, que o colunista Ben Smith reuniu no “New York Times”.
Ben Smith começou por destacar um projecto de notícias locais da cidade de Detroit, o “Outlier” que, em contexto de pandemia, começou a responder a questões dos seus leitores sobre as decisões governamentais e sobre o processo de vacinação.
No pico da pandemia, o “Outlier” chegou a responder a mais de 200 mensagens por dia, ajudando os cidadãos a manterem-se informados e em segurança. Agora, a corrente de mensagens do “Outlier” chega, diariamente, a milhares de pessoas, e está a inspirar outros projectos sem fins lucrativos.
Em segundo lugar, Smith recordou uma reportagem do jornalista Mike Spies, de uma pequena redacção, que relatou as actividades ilícitas da National Rifle Association.
Com isto, o jornalista conseguiu trazer prestígio às organizações noticiosas de menores dimensões, e fazer com que a National Rifle Association declarasse falência.
Da mesma forma, Smith destacou uma reportagem da “Bloomberg Green”, que concluiu que a maioria das medidas ambientalistas implementadas por grandes empresas eram, na verdade, inúteis.
Julho 21
Graças a este trabalho de investigação, a “Bloomberg” conseguiu pressionar algumas empresas a comprometerem-se com novos esforços, e a assumirem os seus próprios erros.
Em quarto lugar, Smith sublinhou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo canal do Youtube “Jubilee”, conhecido por produzir conteúdos virais sobre minorias étnicas e outras questões sociais, como a gravidez na adolescência. Com isto, o “Jubilee” conta, agora, com de 6,5 milhões de subscritores.
Assim, Smith considera que o canal conquistou sucesso graças à empatia.
Por fim, Smith destaca que os mecenas da cultura estão, agora, a apoiar projectos de jornalismo local, graças a causas promovidas por diversas associações de jornalismo, tais como o American Journalism Project e o Wichita Community Foundation.
Com estas doações, diversas publicações locais têm conseguido sobreviver, continuando a prestar um serviço público às comunidades em que estão inseridas.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...