Novo projecto de apoio a “media” locais e regionais
Os jornais locais foram, particularmente, afectados pela crise dos “media”, já que a maioria destes títulos ainda não dispõem de recursos suficientes para atrair grandes audiências “online”, quando o confinamento conduz a inevitáveis condicionamentos na circulação em papel.
Perante este cenário, começaram a surgir “startups” de apoio a estes negócios, que visam ajudar os empresários a iniciar a transformação digital e a desenvolverem uma relação mais próxima com as suas comunidades.
É o caso da recém-lançada Tiny News Collective, que resulta de uma parceria estabelecida entre a News Catalyst e a LION [Local Independent Online News] Publishers.
Este novo projecto pretende apoiar jornais locais e regionais, através de tutoria de âmbito tecnológico, assistência legal, e serviços de “back office”.
Em comunicado, a iniciativa referiu que a missão não é "salvar o jornalismo”, mas “ democratizar o processo de lançamento de empresas e apoiar indivíduos que têm sido excluídos do âmbito mediático”
“O nosso objectivo é assistir 500 empresas jornalísticas locais e sustentáveis nos próximos três anos”, pode ler-se na nota.
Em entrevista para o “Nieman Lab”, Meyberg Guzman, uma das responsáveis pelo projecto, referiu que a Tiny News Collective ainda se encontra em processo de recrutamento.
Janeiro 21
Isto porque a iniciativa quer contar com a colaboração de profissionais dos mais diversos sectores de actividade, de forma a oferecer uma tutoria mais completa a todos os projectos visados.
A Tiny News Collective espera, ainda, que o seu projecto consiga captar o interesse de indivíduos alheios ao jornalismo, que queriam iniciar o seu próprio negócio de “media”.
Com isto, o projecto pretende garantir uma maior sustentabilidade e diversidade no “ecossistema” da imprensa.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...