Nova plataforma latino-americana de “fact-checkers”

Para garantir o sucesso do projecto, a Chequeado diligenciou junto de outras organizações latino-americanas. O segundo passo do projecto foi seleccionar, da base de dados da rede global, todas as verificações de factos redigidas em espanhol.
A plataforma divide-se em duas tabelas principais: uma com a análise de notícias falsas, e outra com as principais medidas tomadas pelos Governos da América Latina. Esta última inclui um resumo da decisão, a data, o país e o “link” para o documento oficial.
Foram definidas categorias para as medidas, como fronteiras, transporte, economia, quarentena, escolas, entre outras. Com isso, o jornalista pode filtrar as medidas por tipo e por país.
Os colaboradores do projecto atribuem o bom funcionamento da iniciativa à troca de informações entre membros, que facilita o processo de elaboração de relatórios, e evita redundâncias e repetições.
O Latam Chequea Coronavírus é financiado pelo Google. O valor é dividido entre as organizações participantes.
Algumas, por terem mais tarefas, recebem uma parte maior do financiamento. É o caso do “site” “El Surtidor”, do Paraguai, que vai produzir gráficos de dados para serem usados por toda a parceira, e do “Salud con Lupa”, que vai fazer textos explicativos, focados em ciência e saúde.