“Newsletters” urbanas no Canadá reformulam jornalismo local
O jornalismo local está a enfrentar um período de crise, com o encerramento de diversas redacções, e diminuição das receitas de circulação e publicidade.
Com isto, alguns empresários e jornalistas começaram a investir em novos modelos de negócio, com o objectivo de reabilitar a imprensa comunitária.
Foi esse o caso de Andrew Wilkinson que, em 2019, contratou um repórter e começou a publicar uma “newsletter” diária sobre a cidade canadiana de Victoria: a “Capital Daily”.
De acordo com o “Guardian”, o projecto registou um crescimento rápido, ao ter conquistado, em apenas um ano, 40 mil subscritores.
Posto isto, Wilkinson decidiu alargar a acção das “newsletters” e fundou o Overstory Media Group, que, até 2023, deverá criar 50 novas redacções de jornalismo local e 250 postos de emprego.
O anúncio surge numa altura de crise profunda para a imprensa local canadiana, que tem registado despedimentos colectivos nesta área do jornalismo.
Em 2017, foram encerradas 36 redacções locais no Canadá -- o fecho mais expressivo da história do país -- e centenas de profissionais ficaram sem emprego.
“Sempre acreditei que o jornalismo local iria sobreviver”, afirmou, em entrevista ao “Guardian”, Farhan Mohamed, co-fundador do Overstory Media Group. “Só temos que fazê-lo da forma correcta”.
Maio 21
“Ouvimos, muitas vezes, que o jornalismo é uma vocação, que os profissionais estão dispostos a receber menos para fazer aquilo de que gostam”, afirmou Mohamed. “Isso não faz sentido nenhum. É um sistema que não funciona. Existe muito talento que precisa de ser aproveitado”.
Já Jimmy Thomson, editor executivo do Overstory Media Group, reiterou que “o jornalismo local tem sido incrivelmente importante para responsabilizar aqueles que tomam decisões por nós”.
O modelo de negócio utilizado por este Grupo de imprensa é, agora, considerado sustentável, o que tem permitido traçar novos planos de actividade, incluindo reportagens de investigação.
“Muitas pessoas estão a experimentar diferentes formas de fazer jornalismo no Canadá. Somos apenas mais uma iniciativa. Não sei se estamos certos ”, continuou Thomson. “Espero que sim. Espero que estejamos a resolver um problema da profissão e que consigamos fazer com que tudo resulte. Mas, no final de contas, ainda não sabemos”.
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...
Num artigo de opinião, Richard J. Tofel – diretor da Gallatin Advisory, uma consultora de jornalismo, e ex-presidente da ProPublica – celebra o fracasso das redacções digitais, destacando a...
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...