É essa quantidade incessante de informação que torna indispensável o exercício crítico de uma “selecção entre o que é valioso e o que não é”, sublinhou Victoria Prego. Para ficarem bem informados, precisam de “desenvolver ferramentas de selecção que os convertam em adultos livres, autónomos e senhores do seu destino”. 

Os ateliers “Fomento da Leitura de Imprensa na Escola” são um projecto educativo organizado pela Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -  e a Obra Social La Caixa.


Para o responsável de Comunicação desta entidade bancária, García Fermosel, “é de importância vital contar com meios de comunicação fortes e independentes, que possam garantir uma Informação de qualidade rigorosa e verdadeira, mas não é menos importante contar com uma cidadania formada, que saiba contumir esta Informação de forma responsável e com juízo crítico”.

Alfonso Sánchez, da direcção da APM, responsável por estes ateliers, recordou que a iniciativa chegou, em 2016, a 30 escolas da região de Madrid e a mais de 1800 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.

No total das suas oito edições já realizadas, este programa chegou a mais de onze mil alunos e a 54 centros educativos do ensino secundário obrigatório.

 

 

Mais informação no site da  APM, a que pertencem as imagens utilizadas