Jornalismo de proximidade nos EUA promovido sem fins lucrativos
As organizações noticiosas sem fins lucrativos estão a tornar-se populares nos Estados Unidos, onde os cidadãos têm manifestado interesse em consumir notícias locais, em detrimento dos artigos produzidos pelas grandes empresas de “media”.
Este foi o modelo seguido pelo “Kansas City Beacon”, uma publicação local focada em “newsletters”, que conseguiu um financiamento de quatro milhões de dólares, por ter estabelecido uma relação de proximidade com os seus leitores.
Em entrevista para o “Nieman Lab”, a fundadora deste projecto, Kelsey Ryan, explicou que o contacto com pessoas influentes na comunidade foi essencial para garantir o sucesso da iniciativa.
“Foi muito importante encontrar pessoas que não tivessem qualquer ligação com o jornalismo, para que estas conseguissem partilhar a importância da profissão”, afirmou Ryan. “É necessário termos pessoas de várias indústrias ao nosso lado, que possam explicar o nosso papel, e que nos ajudem a montar o negócio através de conhecimentos em ‘marketing’, direito e gestão’”.
Além disso, antes de lançar o projecto, Ryan convidou diversos cidadãos a partilharem as suas ideias, de forma a produzir conteúdos que fossem do interesse da comunidade.
Com isto, a directora de desenvolvimento de audiências do “Kansas City Beacon”, Jennifer Hack Wolf, chegou a algumas conclusões, que podem ser aplicadas em qualquer organização noticiosa sem fins lucrativos.
Julho 21
Em primeiro lugar, Wolf destacou a importância de ouvir todos os cidadãos, sem tentar contradizer as suas opiniões.
Em segundo lugar, aquela responsável sublinhou que as organizações devem apresentar protótipos de todos os projectos jornalísticos, para que a sua relevância possa ser avaliada pela comunidade.
Por outro lado, Wolf sublinhou que os jornalistas devem saber interpretar as conversas que tiveram com os cidadãos, de forma a articular todas as opiniões, e trabalhar num projecto que seja aprazível para a maioria.
Por fim, Wolf recomenda a introdução de um sistema de doações, para que os interessados possam apoiar o projecto de forma fácil e eficaz.
Por terem seguido estes passos, o “Kansas City Beacon” conta com centenas de assinantes, milhares de dólares em doações mensais, e prepara-se para lançar uma rede de projectos semelhantes noutras cidades dos Estados Unidos.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...