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Jornalismo cultural dependente da “ditadura da agenda”

A abundância de material informativo a chegar, sem ser pedido, à mesa do jornalista, é uma coisa boa ou má? Depende da origem e do que se trata. Mas, sendo boa, não deve substituir a iniciativa de reportagem do próprio; e, vinda da inciativa de outrem, deve sempre ser sujeita à verificação da sua oportunidade, justeza e intenção do remetente. Esta reflexão é feita, pelo jornalista Franthiesco Ballerini, a propósito da “ditadura da agenda” no jornalismo cultural, em que o redactor abdica da reportagem e da investigação do que realmente interessa, para ficar acomodado “dentro da redacção, debaixo do ar condicionado, à mercê das centenas de sugestões de pautas recebidas por e-mail”. O que ele descreve pode acontecer no jornalismo cultural como no de outras áreas, e no Brasil como aqui ou noutros países. Decorre, em parte, da suposta “oferta gratuita” trazida pelos novos meios tecnológicos, e em parte da pressão do “press-release recebido das centenas de assessorias de imprensa existentes”. Este jornalismo “pronto a usar” não é inocente, e deve ser avaliado criticamente, tanto pelos profissionais como por leitores “mais exigentes”, como afirma o autor. Porque finalmente, e citando George Orwell, “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.” O artigo vem publicado no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria. 
Outubro 16
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