Jornal digital argentino pioneiro na internet há 25 anos
O jornal argentino "La Voz del Interior" completou um quarto de século na Internet, estabelecendo-se enquanto publicação pioneira dos conteúdos digitais naquele país.
Graças ao seu compromisso com a tecnologia e com a inovação digital, “La Voz” conta, agora, com 14 milhões de utilizadores únicos mensais, bem como 45 mil assinantes do serviço “online”.
Ao longo dos seus 25 anos de existência, o projecto já sofreu várias mudanças ao nível do “design” e do seu funcionamento. Contudo, a sua maior transformação deu-se em 2018, quando o jornal alterou o seu modelo de negócio, para passar a focar-se nas receitas das subscrições digitais.
Em entrevista para o “site” “Laboratorio de Periodismo”, o editor-executivo da publicação, Lisandro Guzmán, explicou que o compromisso com as receitas digitais foi essencial para acompanhar as tendências do sector.
Como tal, afirmou Guzmán, a publicação apostou na implementação de ferramentas de análise, de forma a adaptar a sua oferta editorial e a perceber as preferências dos leitores.
Com isto, a equipa do “La Voz” chegou à conclusão de que existem duas chaves para fidelizar os leitores: a diversificação de conteúdos por temática e a aposta em artigos de cariz local.Desta forma, “La Voz” passou a assumir-se enquanto jornal generalista de foco comunitário, que publica conteúdos a pensar nos habitantes da região de Córdoba, que representam cerca de 86% do total dos seus subscritores digitais.
Outubro 21
Outra das estratégias utilizadas pelo jornal, a fim de fidelizar leitores, é a aposta nos conteúdos multiplataforma, que atraem consumidores das gerações mais jovens.
Perante esta nova aposta, Guzmán diz valorizar profissionais que consigam contar histórias em diversos formatos, e que compreendam a linguagem utilizada nos meios digitais.
Outra das valências cruciais para um jornalista da era digital, garantiu aquele responsável, é ter a capacidade de estabelecer uma boa relação com o público.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...