Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

Jornais nos EUA oferecem “tablets” para fidelizar leitores

Nos últimos anos, os Estados Unidos registaram uma quebra acentuada no número de jornais locais, resultando no aparecimento de “desertos noticiosos” e na escassez de informação comunitária, considerada essencial por muitos cidadãos. Além disso, noutros casos, certos jornais deixaram de ser distribuídos em algumas partes do país, devido à diminuição do número de leitores e aos elevados custos de produção. Neste contexto, em 2018, a publicação “Arkansas Democrat” anunciou que iria oferecer um iPad a todos os leitores sem acesso à edição impressa do jornal, como forma de garantir que estes cidadãos continuariam a consumir informação fidedigna sobre a sua cidade e comunidade.  Agora, a editora deste jornal, a Wehco Media Inc, informou que iria investir 4,4 milhões de dólares na compra de novos iPads, perante o anúncio do fim da circulação impressa de uma outra publicação local, o “Chattanooga Times”.  “Se não fizessemos isto, deixaríamos de exercer o mesmo tipo de jornalismo em Chattanooga”, considerou Walter E. Hussman Jr., presidente da Wehco Media Inc. “Não poderíamos cobrir tantos eventos. Não poderíamos exercer o quarto poder. Esta é a nossa forma de manter um jornalismo de qualidade e de cumprirmos a nossa missão”. Assim, garantiu Hussman, o “Chattanooga Times” vai continuar a oferecer conteúdos de qualidade, embora com custos de produção e distribuição reduzidos.  
Setembro 21
Partilhar:

Outras

Media

Nicolau Santos defende mudanças na “RTP3”

Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...

Ler mais
Media

Aplicação interactiva inova nos “media” em Montenegro

O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...

Ler mais
Tecnologia

Relatório revela cepticismo perante IA aplicada ao jornalismo 

O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos