Interagir com os leitores para acabar com “zombies” noticiosos
Quase metade dos subscritores de jornais locais “online” são considerados “zombies” noticiosos, concluiu um estudo do Northwestern University 's Medill Spiegel Research Center.
Ou seja, após analisar 45 mercados, este centro de pesquisa notou que 49% dos assinantes destes serviços visitam as plataformas menos de uma vez por mês.
Ora se, por um lado, estes leitores continuam a pagar pelo serviço e a contribuir para a saúde financeira dos títulos, por outro, ao não interagirem com os conteúdos oferecidos, é provável que venham a abandonar a plataforma ao fim de um ou dois anos.
Desta forma, Ed Malthouse, o director de pesquisa daquele centro universitário, considera essencial que estes “sites” de jornalismo comecem a desenvolver estratégias de fidelização dos seus leitores.
Por outras palavras, Malthouse sugere que as plataformas de jornalismo local comecem a incentivar os cidadãos a desenvolverem hábitos regulares de consumo noticioso.
Para tal, aquele especialista sugere que os jornalistas destes títulos passem, por exemplo, a criar “newsletters”.Com isto, os subscritores passariam a receber uma selecção dos principais artigos do dia, e sentir-se-iam aliciados a "clicar" nos “links” sugeridos.
Março 21
Através destas estratégias -- acredita Malthouse -- as plataformas de jornalismo “online” conseguiram garantir a lealdade dos leitores e, consequentemente, assegurar a sustentabilidade dos títulos a longo prazo.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...