Começando pelo último dado citado, a preferência pela Internet, que passou a tomar 10h.40 semanais (um pouco acima das 10h.10 na televisão), destaca-nos da média europeia, onde vão à nossa frente os italianos, checos e polacos, mas mantendo-se a maioria mais tempo em frente ao televisor.

 

“As primeiras gerações que utilizaram ferramentas digitais no contexto profissional já chegaram à reforma, logo estão completamente familiarizados com este meio. Esta presença assídua na Internet pode revelar-se uma oportunidade para os sectores do marketing e da comunicação de produtos e serviços”, explica Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.

 

Segundo o Sol, “uma percentagem ainda considerável dos inquiridos (8%) tem pais ou padrastos debaixo do tecto. Os séniores portugueses também são dos mais preocupados na Europa, tanto com a situação dos idosos (83%) como com o futuro dos seus filhos (87%). Consideram assim incontornável apoiar financeiramente estes últimos (93%).”

 

“Ao mesmo tempo, os portugueses são quase campeões no que diz respeito à intenção de aumentar as poupanças. Mais de 50% dos consumidores têm intenção de aumentar as poupanças, o que representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2015.”

 

Segundo a Meios & Publicidade, para este estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos.

 

O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de Novembro e 4 de Dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.