Imprensa local nos EUA precisa de mudar para ser próxima dos leitores
Os Estados Unidos estão a testemunhar uma “desertificação noticiosa”, caracterizada pelo desaparecimento de jornais locais e regionais, um pouco por todo o país.
Alguns especialistas acreditam que este fenómeno está relacionado com a utilização de modelos de negócio obsoletos, muito dependentes da publicidade, e sem grande aposta no formato digital.
Contudo, de acordo com Sarah Alvarez, directora do jornal local “Outlier Media”, isto tem vindo a acontecer porque as redacções se esqueceram da sua principal missão: informar a comunidade.
Num artigo publicado no “site” do “Nieman Lab”, Alvarez recordou que, na sua maioria, os cidadãos têm pouco tempo para dedicar ao consumo noticioso.
Por isso, estes indivíduos procuram ler, apenas, conteúdos que os mantenham informados sobre os principais acontecimentos da sua localidade, ajudando-os a cumprir tarefas diárias -- ir à farmácia, inscrever os filhos na escola -- sem imprevistos.
Alvarez recorda, neste sentido, a tempestade de neve que afectou, no final de 2020, o Estado do Texas.
Esta tempestade cortou o acesso à electricidade e à internet, pelo que os cidadãos deixaram de poder consumir notícias “online”. Isto dificultou, ainda mais, a situação em que se encontravam, já que não tinham dados sobre a quem recorrer em caso de emergência, ou sobre onde comprar mantimentos.
Março 21
Perante esta situação, o jornal “Texas Tribune” juntou-se a outros títulos locais para criar uma linha de mensagens de texto.
Através desta iniciativa, os cidadãos podiam enviar as suas questões aos jornalistas, obtendo informações cruciais para o dia-a-dia.
Esta plataforma foi, rapidamente, aplaudida por todos os utilizadores, já que conseguiu invocar a principal missão do jornalismo local: informar a comunidade.
Desta forma, a autora sugere que as redacções locais reformulem o seu “modus operandi”, focando-se na elaboração de relatórios informativos, que forneçam contexto.
Além disso, Alvarez reforça que, mais importante do que tudo, é estabelecer uma relação de confiança com todos os leitores.
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