É necessário alimentar o “funil” através de vários passos, por exemplo, fazer com que o leitor clique numa outra história depois de ler a primeira; pode criar uma estratégia para a subscrição da newsletter e, por consequência, acabam por aceder a outros conteúdos aí divulgados . Caso o leitor reconheça valor suficiente no conteúdo editorial pode considerar tornar-se assinante.

 

Em cada fase desse processo, o tamanho do “funil” vai diminuindo: de “visitantes únicos mensais” para “visitantes repetidos”, passando a “visitantes diários”, e, finalmente, a “membros ou assinantes pagos”.

 

Iniciativa Google News está a oferecer apoio financeiro, bem como recursos e experiência com ferramentas como o News Consumer Insights, uma vez que o Centro trabalha para criar e testar novas abordagens em audiências leais crescentes.

 

As avaliações do público, que estão actualmente em curso, incluem a análise das estratégias de SEO dos clientes, produtos de newsletter e fluxos de trabalho editoriais. Também realizam uma análise de fidelidade para cada redacção. 

 

Após cada avaliação, o laboratório fornecerá a cada cliente um scorecard que detalha as correcções mais imediatas e as melhorias a longo prazo. 

Posteriormente, ajudam os clientes a implementar e testar essas melhorias. 

 

Mais informação em NiemanLab.