Estudo revela que portugueses gastam diariamente hora e meia nas redes sociais
Destaca-se claramente das restantes redes sociais, pois a maioria observa que é o site mais credível, o que informa melhor, e “o mais viciante”.
Ainda segundo o mesmo estudo, desde 2011 “o número de utilizadores em Portugal cresceu 53% e abrange hoje 4,6 milhões de portugueses (54% dos residentes no continente com 15 ou mais anos)”.
O estudo acrescenta que entre as redes mais utilizadas regista-se uma tendência de acréscimo na penetração do Instagram, Pinterest e Google+, que duplicaram o número de utilizadores no período em análise, e um forte decréscimo na penetração do Hi5, que tem hoje um terço dos utilizadores de há cinco anos.
O chat é a funcionalidade mais usada, e comentar as inserções dos amigos é outra das ferramentas preferidas pelos utilizadores, assim como ver vídeos.
Mais de metade (67%) dos utilizadores visita as redes sociais várias vezes ao dia, mas apenas 41% faz inserções diárias. Os acessos são feitos entre as 20 e as 22 horas, privilegiando o smartphone.
Este estudo em causa é feito pela Marktest Consulting desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses nas redes sociais.
As entrevistas foram realizadas entre 30 de Junho e 19 de Julho, sendo a informação recolhida através de entrevistas online, com base num questionário de autopreenchimento.
A amostra foi constituída por 819 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal continental e utilizadores de redes sociais.