O Provedor de Justiça para a Defesa dos Direitos Humanos revelou,  recentemente,  que desde o início da quarentena obrigatória em casa, em 21 de Março , registaram-se 581 casos de violações de direitos humanos a nível nacional, dos quais cerca de 100 são condicionamentos do acesso à informação.


Além disso, o Conselho de Protecção a Jornalistas de El Salvador denunciou, em 17 de Abril, o  acesso limitado a informações oficiais e lamentou as restrições à comunicação com Presidência da República e com a Segurança Nacional. 


De acordo com relatórios da Freedom House, El Salvador é um país parcialmente livre, onde a violência é uma constante. 


Apesar de a imprensa  independente ser relevante no contexto mediático do país, o seu trabalho é afectado pelas  autoridades e pelo governo, que tentam impedir qualquer reportagem sobre questões mais críticas.


Nayib Bukele, que assumiu a presidência do país em Junho de 2019, reprova, frequentemente, os ”media”,  tendo, mesmo, compilado uma lista de jornalistas que aponta como opositores do governo.


Leia o artigo original em Knight Center