Editores asiáticos adaptam-se e progridem na era digital
Com o acelerar da transição tecnológica dos “media”, algumas organizações de jornalistas têm apostado em acções de formação para editores.
É o caso do WAN/IFRA -- Associação Mundial de Jornais e de Publicações -- que, entre Junho e Novembro de 2020, ofereceu um “workshop” aos editores de onze publicações asiáticas.
Cinco dos participantes deram, entretanto, o seu testemunho sobre a experiência, partilhando as mudanças que decidiram implementar nas suas redacções.
A editora do jornal “Bisnis Indonesia”, Maria Benyamin, por exemplo, referiu que alterou o modelo de subscrição. Além disso, a publicação iniciou uma estratégia de “marketing” e lançou uma “newsletter” diária.
Com isto, nos últimos meses, o número de visitas quadruplicou.
O mesmo aconteceu no título indonésio “Kompas Daily”, que definiu uma linha estratégica e começou a alinhar a acção dos diversos departamentos.
Por outro lado, os editores do jornal filipino “Manila Bulletin” optaram por definir objectivos a curto prazo e por premiar as equipas com melhor prestação.
Janeiro 21
Já na Malásia, o responsável pelo jornal “Sin Chew Daily” implementou um serviço de análise de dados. Esta nova vertente envolveu profissionais de diversos departamentos. Agora, o “Sin Chew Daily” funciona com base em sinergias.
Por fim, no “United Daily News”, baseado no Taiwan, a equipa editorial adoptou um novo modelo: Actualidade, Frequênica, Valor ( RFV na sigla inglesa)
Com isto, a equipa editorial concluiu que a maioria dos seus leitores preferia artigos sobre finanças e seguros pessoais.
De uma forma geral, os participantes valorizaram a experiência de aprendizagem num todo, destacando a tutoria a nível de análise de bases de dados.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...