A intervenção de Meredith Artley na Web Summit, sobre os desafios que hoje se colocam à produção de informação, sublinhou a impossibilidade de atender a todas as solicitações e deixar a autêntica Informação a reboque desse caos. 

“O que importa acima de tudo, actualmente, é que o trabalho que fazemos seja independente e credível; esse é o principal terreno de jogo hoje, já não se trata simplesmente de colocar a informação cá fora, de ser o primeiro a publicar e deixar que as pessoas tirem as suas conclusões  - temos de ser credíveis, acrescentar perspectiva e análise.” (...) 

Segundo notícia da Meios & Publicidade, que aqui citamos, a rresponsável pela área digital da CNN deixou três conselhos aos profissionais que não queiram perder-se neste permanente conflito pela atenção dos leitores.

  1. – Colocar ponto final na tendência de pôr a tecnologia à frente do que realmente importa. “Não se trata de plataformas, de formatos inovadores, de aplicações, notificações ou notícias enviadas por e-mail ou em newsletters, trata-se de colocar um trabalho jornalístico lá fora, trabalho que conte, que seja relevante e faça diferença na vida das pessoas.”
  2. – “Respeitem a vossa audiência”, aconselhou Meredith Artley, oferecendo-lhe “histórias únicas, originais e inteligentes”. Isto significa não desperdiçar o tempo dos leitores, “porque eles não têm tempo a perder e não vão fazê-lo convosco a menos que lhes dêem algo que valha realmente a pena; (...) mais vale abrandar um pouco e criar conteúdo com valor real”.
  3. – “Escolham a vossa audiência, escolham a vossa plataforma.” Segundo explicou, é preciso definir concretamente para quem se está a falar e adequar o modo da narrativa em função dessa audiência. E, por último, seguir a consequência do que foi publicado: “oiçam a conversação gerada em torno do conteúdo, olhem para [as ferramentas de análise] para perceber onde é partilhado, por quem, como e em que alturas, conheçam a vossa audiência ao detalhe, fiquem obcecados com o vosso público”.

 

O texto citado, na íntegra, na Meios & Publicidade