Cinco projectos de “media” portugueses sobre práticas ambientais

“O facto de esta ser uma causa nossa há muitos anos, e de termos jornalistas especializados na área, dá-nos credibilidade”, defendeu Mafalda Anjos, directora da Visão, acrescentando que, além da edição anual e do novo caderno, foi, também, lançado “um novo canal ‘online’, uma ‘newsletter’, conversas verdes em vídeo e ‘podcast’”.
A estratégia será, ainda, complementada, com a organização de “uns Prémios Verdes, que visam destacar as pessoas e projectos que se notabilizaram em Portugal nesta área”.
Visto que alteração do “modus operandi” da indústria é essencial para um mundo mais ecológico, a “Meios e Publicidade” destaca, em segundo lugar, o “site” “Capital Verde”.
Lançada em 2020 pelo jornal “online” “ECO”, a plataforma “Capital Verde” veio estabelecer-se como “a primeira marca de informação especializada em ‘green economy’ e ‘sustainable finance”’.
De acordo com o “publisher” do “ECO”, António Costa, esta iniciativa surgiu, assim, com o objectivo de informar os leitores”sobre negócios e critérios ESG (environmental, social and governance)”.
Aquele responsável considera, porém, que “dentro de dez anos deixará de fazer sentido a existência de um título específico sobre finanças sustentáveis, porque isso será o ‘core’ da economia, das empresas e das políticas públicas”.
“Se tal não suceder, é porque a comunidade falhou nesta transição climática e energética”.
A transformação energética é, também, uma das principais preocupações dos especialistas em sustentabilidade.
Por isso, a revista dá destaque à "Green Future AutoMagazine”, uma publicação digital dedicada à mobilidade e transportes sustentáveis, tecnologias para a mobilidade, cidades, ambiente e energia, que chegou ao mercado no passado mês de Julho.
De acordo com o director da revista, José Oliveira, esta é uma publicação “orientada para o público generalista” que “aposta, fortemente, na diferenciação com as restantes publicações existentes através da produção de conteúdos próprios”.
A M&P dedicou, ainda, espaço ao projecto “Sustentável”, detido pela IFE, filial portuguesa do grupo Abilways, que detém as revistas “Distribuição Hoje”, “Enovitis”, “Logística & Transportes Hoje”, “Veterinária Atual”, “Saúde Oral” e “Vida Rural”.
Lançada no final de 2020, a revista “Sustentável” foca-se em diferentes vertentes do movimento ecológico, como o consumo ético, a descarbonização, a desplastificação e, ainda, a economia circular.
Além da revista em formato de papel, a publicação é complementada por um site, uma “newsletter” semanal e presença nas redes sociais.
Por fim, a “M&P” destaca o projecto “Florestas”, uma iniciativa do jornal “Público”, que reúne toda a produção informativa do diário, e dos seus vários suplementos, sobre os temas de ambiente e sustentabilidade.
De acordo com Manuel Carvalho, director do “Público”, a iniciativa nasceu de uma relação antiga daquele título com a fileira florestal nacional.
“Sempre tivemos jornalistas especializados na área e sabemos que hoje a floresta ganhou ainda mais importância por associar a sua dimensão económica à urgência da descarbonização, que ocupou um papel central nas políticas públicas dos países desenvolvidos”, explicou.
A “M&P” recorda, contudo, que este projecto está, de momento, suspenso, “por manifesta falta de recursos”.
Leia o artigo original em “Meios e Publicidade”