Campanha de emergência para os “media” desencadeada em Espanha
A Federação de Associações de Jornalistas de Espanha (FAPE) -- integrada pela APM, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- juntou-se à Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), e à UNI Global Union para lançar uma campanha de emergência para os “media”.
Face à grave crise económica, espoletada pela pandemia, os sindicatos exigem que os governos nacionais intervenham nos “media”, garantindo a qualidade, a ética, a solidariedade, os direitos laborais e as liberdades fundamentais.
Além disso, as associações querem pressionar os governos a introduzir um imposto sobre os serviços digitais , que têm monopolizado as receitas da publicidade nos meios de comunicação.
"A actual crise global de saúde está a agravar as dificuldades enfrentadas pelo sector da imprensa escrita", advertiu Anthony Bellanger, secretário-geral do IFJ. "Os governos devem reagir com urgência. Os ‘media’ são um bem público e um pilar fundamental das nossas democracias”.
Setembro 20
Numa declaração emitida pela FAPE, as associações consideram, da mesma forma, que “se não forem tomadas medidas, poderão ser encerrados milhares de pontos de venda e poderão perder-se centenas de milhares de empregos”.
O chefe de departamento da UNI Graphical and Packaging, Nicola Konstantinou, afirmou, por sua vez que "a imprensa escrita é um bem social e a sua cadeia de fornecimento é longa e inclui milhões de colaboradores”.
Assim, Konstantinou considera que "a evasão fiscal injusta e o roubo de receitas publicitárias por grandes empresas tecnológicas deixa estas empresas, numa situação de desvantagem. Exortamos os governos a intervir para assegurar que as pessoas que produzem e distribuem as notícias de que dependemos recebam a sua quota-parte".
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