Segundo o mesmo site, outro estudo recente promovido pela sociedade americana Distil Networks, revela que por cada 3 dólares investidos em publicidade na internet, 1 dólar vai para os bolsos dos infractores.

Perante este fenómeno o IAB, pôs em marcha uma nova organização denominada TAG (Trustworthy Accountability Group), que agrupa os editores, anunciantes e agências, com o objectivo de estabelecer normas claras e um sistema de controlo que permita eliminar a fraude e restabelecer a confiança nos mercados da publicidade digital.

Enquanto as receitas da publicidade impressa continuam a diminuir na maior parte dos diários, a publicidade digital tem vindo a compensar esta quebra.

O site Media-tics, refere mesmo que o matutino El País, aumentou em 26% a sua facturação no primeiro semestre. Por seu lado, La Razón incrementou a sua facturação digital em nada menos do que 53% e El Mundo cresceu 13%.

Os resultados destes estudos poderão, contudo, influenciar no futuro próximo as receitas da publicidade digital a confirmarem-se as suspeitas da manipulação da audiência digital.