Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

As mudanças tecnológicas e os desafios colocados ao jornalismo

A evolução tecnológica e as transformações dai decorrentes tem vindo a estabelecer-se com várias mortes anunciadas. Foi assim nos discos, com o vinil quando deu lugar ao CD. Foi assim o cinema com o advento da televisão e mais tarde do DVD. É assim na imprensa confrontada com o impressionante desafio da internet, cujo crescimento exponencial tem comprometido a circulação de muitos jornais. É ainda assim no jornalismo perante o desafio de uma novilíngua editorial consubstanciada em multiplataformas, desde as convencionais sobreviventes às digitais. É sobre esse tema que reflecte o texto de Beth Saad publicado originalmente no site Medium e reproduzido no site do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantem um acordo de parceria Escreve a autora que “a palavra e as ações de inovação tem sido utilizadas como motor dos sucessos e insucessos da convivência do jornalismo com a digitalização. Talvez um uso razoavelmente injusto se considerarmos que inovação na contemporaneidade é um processo muito mais abrangente do que a implementação de tecnologias digitais e sistemas de media sociais”. Beth Saad considera também que “inovar também se refere ao grau de proximidade da marca jornalística com posicionamentos e actividades hoje importantes, mas que nem sempre vinculadas ao core business noticioso”.  Leia aqui na íntegra o artigo de Beth Saad
Dezembro 16
Partilhar:

Outras

Media

Nicolau Santos defende mudanças na “RTP3”

Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...

Ler mais
Media

Aplicação interactiva inova nos “media” em Montenegro

O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...

Ler mais
Tecnologia

Relatório revela cepticismo perante IA aplicada ao jornalismo 

O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos