Apostar em notícias comunitárias nos EUA traz dividendos à imprensa
Com a crise pandémica, muitos jornais foram obrigados a fechar as portas e a dispensar colaboradores.
No caso dos Estados Unidos, as publicações locais foram as principais vítimas, por continuarem dependentes do modelo tradicional de negócio, assente em receitas publicitárias.
Contudo, graças à consciencialização para a importância das notícias comunitárias, começaram a surgir algumas notícias animadoras, segundo afirmou Kristen Hare num artigo publicado no “site” do Instituto Poynter.
Hare começa por destacar o caso do Grupo Colorado Sun, que, com o apoio do National Trust for Local New, adquiriu 24 semanários locais no Estado do Colorado.
Além disso, segundo recordou a autora, o American Journalism Project (AJP) vai lançar uma segunda edição de apoios financeiros para jornais locais.
“Acreditamos que existem boas oportunidades na criação de um ecossistema local e jornalismo cívico, que reforce a democracia dos Estados Unidos”, pode ler-se no “site” do AJP.
No total, o AJP vai apoiar quatro jornais comunitários, distribuindo mais de três milhões de euros, por um período de três anos.
Da mesma forma, a LION Publisher anunciou a selecção de dez projectos jornalísticos para a integração da Google News Initiative Startups Lab.
Maio 21
“Estas dez ‘startups’ foram escolhidas após um longo processo de recrutamento, entre um total de 150 projectos a concurso”, anunciou a LION.
Ademais, as boas notícias passam, igualmente, pela criação de novos postos de emprego. Segundo assinalou Hare, a Report for America anunciou 300 oportunidades de trabalho para jornalistas, em mais de 200 redacções. Este número deverá subir para 1000 até ao final de 2024.
Por fim, a autora destacou algumas empresas de “newsletters”, que estão a remunerar jornalistas dispostos a cobrir acontecimentos noticiosos nas suas comunidades.
Perante estas novidades, a autora acredita que existem boas razões para nos mantermos optimistas quanto ao futuro da imprensa local e aos serviços que estas redacções prestam à comunidade.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...