A importância do jornalismo na sensibilização dos americanos para as vantagens da vacina
Os cidadãos norte-americanos que vivem em áreas rurais são os que apresentam maior relutância em ser vacinados contra a covid-19, revelou um estudo da Kaiser Family Foundation.
De acordo com o relatório, quatro em cada dez habitantes destes locais dizem não estar preocupados com o risco de infecção por covid-19. Além disso, cerca de 50% destes cidadãos considera que as notícias sobre o vírus são “exageradas”.
Da mesma forma, para 62% dos residentes rurais, ser vacinado contra a covid-19 é mais “uma escolha pessoal” do que uma “responsabilidade de todos para a protecção de terceiros”.
Perante estes dados, Al Thompson, do instituto Poynter, defende que os jornalistas locais que cobrem os acontecimentos destas zonas, têm uma responsabilidade acrescida na sensibilização para a causa de saúde pública.
Segundo o autor, torna-se, assim, importante que os jornalistas sejam eficazes na disseminação de factos sobre as novas vacinas.
Em primeiro lugar, Al Thompkins apela que os profissionais forneçam dados encorajadores, focando-se, por exemplo, no facto de a vacinação se ter provado eficaz contra mutações.
Além disso, o autor sugere que os jornalistas avisem os leitores de que existem diversos focos de doença nas escolas.
Janeiro 21
Ou seja, transmitir a mensagem de que, ao serem vacinados, poderão contribuir para que a educação dos filhos prossiga sem interrupções ou necessidade de isolamento.
Entretanto, os fotojornalistas também podem contribuir para esta causa, ao captarem fotografias “amigáveis” do processo de vacinação.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...