A economia colaborativa é um conceito que compreende o acesso a bens e serviços através da partilha, em vez da simples aquisição e que pode ser manifestada em trocas, doações, empréstimos ou outra negociação semelhante. A economia colaborativa propõe não só um novo modelo de negócios, mas, igualmente, uma forma alternativa de viver.


Os activos devem ser intercambiáveis, ser utilizados em períodos curtos, os custos de transação devem ser menores. Todo o processo é facilitado pelas plataformas móveis e sistemas digitais de pagamento.


Renata Rizzi, directora do “workshop”, destacou a diversidade dentro do modelo, dando a entender que a economia colaborativa não é una. O ponto mais relevante, defende, é compreender a intermediação entre a oferta e a procura, para melhor a explicar aos consumidores.


Pérez Colomé, jornalista do “El País”,  salientou a importância de contextualizar as empresas de tecnologia, e de encontrar novas formas de aproximá-las da informação. O autor insistiu, ainda, na procura de fontes directas, que permitam ter uma visão mais pormenorizada do funcionamento das corporações.