Uma nova operação de desinformação pró-russa, identificada pelo colectivo Antibot4Navalny, tem como alvo vários media franceses, incluindo o Le Monde, a BFM TV e o Ouest-France

A campanha, denominada “Matriochka”, consiste na difusão de conteúdos falsos que imitam o grafismo dos meios franceses, publicados em contas “descartáveis” nas redes sociais. Os vídeos e artigos manipulados, alguns gerados com recurso à inteligência artificial, apresentam falsas revelações sobre ministros franceses, com o objectivo de desacreditar dirigentes. 

De acordo com fontes governamentais, a operação está activa desde 2023 e foi orquestrada a partir da Rússia, tendo já visado eventos de grande visibilidade, como os Jogos Olímpicos de Paris. 

Entre as falsas alegações divulgadas figuram acusações infundadas de crimes sexuais e de ligações ilegais a lobbies. Os conteúdos, com aparência de peças e reportagens jornalísticas, procuram explorar o descontentamento político e fragilizar o poder em França. 

As autoridades francesas dizem estar a acompanhar a situação e lamentam a lentidão na remoção destes conteúdos pelas plataformas digitais, pedindo uma maior responsabilidade das empresas tecnológicas na identificação e bloqueio de campanhas coordenadas. 

Segundo o Antibot4Navalny, as publicações raramente se tornam virais, mas bastam algumas com milhões de visualizações para justificar a operação. 

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022, a França tem estado entre os principais alvos europeus de campanhas de influência e manipulação digital pró-russa. 

(Créditos da imagem: FEDERICO GAMBARINI/EPA - imagem retirada do site do Observador)