Peritos em saúde pública defendem transparência nos “media”
A Covid-19 tem provocado um forte impacto todos os sectores da sociedade e tem sido, particularmente, desafiante para os “media”. A crise económica está a assolar as redacções, cada vez mais sobrecarregadas, e os jornalistas estão, agora, a dedicar muito do seu tempo a questões de epidemiologia e saúde global.
Consciente de que o coronavírus continuará a desafiar as competências dos jornalistas, um pouco por todo o mundo, a equipa do Reuters Institute recolheu testemunhos e conselhos de Peter Drobac e Trudie Lang, professores universitários especializados em saúde global.
Para aqueles académicos, os “media” são uma peça fundamental na contenção da Covid-19, mas há aspectos da cobertura da pandemia. que podem, e devem, ser melhorados.
Peter Drobac considera, por exemplo, crucial que os “media” tratem esta crise como um acontecimento sem precedentes, consciencializando a população para a sua imprevisibilidade e para a durabilidade dos seus impactos. Da mesma forma, os “media” deverão, mais do que nunca, lutar para combater a desinformação e desmistificar teorias conspiratórias, visto que está em causa a saúde pública.
Março 20
Assim, é importante que as mensagens das entidades de saúde sejam difundidas a larga escala, visto que este tipo de conteúdo só se torna relevante quando chega a 80% da população, ressalva Trudie Lang.
Um certo grau de pessimismo considera-se aceitável, assim como a proliferação de alertas. Para estes especialistas, a inquietude transmitida pelos “media” poderá ser positiva por influenciar as populações no sentido de acatar as recomendações oficiais.
Questionar, publicamente, as decisões dos governos pode ser, igualmente, uma fórmula a adoptar, caso as medidas implementadas não sejam, suficientemente, agressivas para proteger os cidadãos.
A transparência, a boa comunicação e a confiança da opinião pública são, assim, extremamente, importantes. A informação deve ser transmitida de forma séria, calma, e assertiva. Da mesma forma, é imperioso que os jornalistas transmitam uma mensagem de união e de recolhimento obrigatório.
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