Os desafios do jornalismo “freelance” em contexto pandémico
Os efeitos e consequências da pandemia têm sido, particularmente, desafiantes para os jornalistas “freelancer” de países em desenvolvimento, de acordo com um estudo realizado por Damian Radcliffe e analisado por Laura Oliver no “site” do “Reuters Institute for Journalism”.
Radcliffe baseou o relatório em entrevistas com 55 jornalistas , de 26 países, e concluiu que os profissionais independentes, de países como o Brasil, a Índia e o Vietname, têm tido dificuldades acrescidas na adaptação ao contexto pandémico.
Segundo indicou Oliver na sua análise, isto acontece porque, nestes países, existem, por norma, menos oportunidades para jornalistas independentes.
Além disso, nestas zonas, o acesso à internet e a “workshops” de formação é muito limitado, em comparação com os níveis registados em países desenvolvidos.
Outra das razões apontadas passa pelas questões de segurança e protecção contra o vírus. Ou seja, muitas vezes, os jornalistas “freelancer” destas zonas, deixam de realizar determinadas reportagens, devido ao risco de infecção.
O jornalista brasileiro Diogo Rodriguez afirmou, neste âmbito, que “as poupanças pessoais foram cruciais para sobreviver”, nos primeiros meses de pandemia.
“Quando a pandemia começou, as publicações deixaram de requisitar o meu trabalho”, disse.
Março 21
Da mesma forma, a jornalista indiana Jaishree Kumar recordou que, com o aparecimento do coronavírus, deixou de haver tantos programas de apoio a jovens profissionais.
Por outro lado, o profissional nigeriano Kehinde Ogunyale considerou que o regime “freelancer” é uma boa solução para jornalistas que tenham ficado desempregados.
Neste sentido, Ogunyale afirmou que a situação pandémica lhe trouxe novas oportunidades, apesar das dificuldades, inicialmente, enfrentadas.
Isto porque, ao passar mais tempo em casa, Ogunyale conseguiu desenvolver novas capacidades ao nível da verificação de factos.
Esta visão é partilhada pela jornalista vietnamita Sen Nguyen que viu na pandemia uma “oportunidade para crescer”.
Além disso, estes profissionais dizem ter sido obrigados a tornar-se mais criativos, procurando entrevistar novas fontes e aprendendo a trabalhar de forma remota.
Posto isto, Laura Oliver conclui que, embora a pandemia tenha criado algumas novas oportunidades, exacerbou, igualmente, as desigualdades nos países em desenvolvimento.
Assim, a autora considera essencial assegurar o reforço de programas de apoio aos “media”, bem como a criação de iniciativas que lutem
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...