Jornais locais nos EUA inovam ao personalizar informação
Numa época caracterizada pela polarização política e ideológica, o jornalismo local e a informação fidedigna tornaram-se mais importantes do que nunca.
Pelo menos, esta é a opinião de diversos editores de jornais norte-americanos que, em entrevista para o “Nieman Lab”, disseram estar a desenvolver novas plataformas, a fim estabelecerem uma melhor relação com o seu público.
É esse o caso do “Outlier Media” que, de forma a servir a comunidade de Detroit, desenvolveu uma plataforma de SMS, que envia notícias locais relevantes a todos os seus subscritores.
“A nossa missão é informar aqueles que não são ouvidos pelos ‘media’, nem pelas Instituições”, referiu a directora executiva da “Outlier Media”, Candice Fortman.
Ou seja, explica o “Nieman Lab”, ao desenvolver novas formas de informar, a “Outlier Media” pretende colmatar as falhas de outras publicações noticiosas, que tendem a omitir assuntos considerados importantes por cidadãos de minorias étnicas.
O mesmo acontece no “Canopy Atlanta”, uma publicação comunitária sem fins lucrativos, que conjuga o trabalho desenvolvido por profissionais dos “media”, com as contribuições de “jornalistas cidadãos”.
Desta forma, o “Canopy Atlanta” pretende desenvolver uma relação mais próxima com o público, e combater a “desconfiança nos ‘media’”.
Outubro 21
“Diferenciamo-nos porque deixamos as histórias ao critério dos cidadãos locais”, disse Kamille Whittaker, co-fundadora daquele jornal.
O “Conecta Arizona” é outro dos títulos locais nos EUA que tem trabalhado para servir os seus leitores de uma forma mais eficaz.
Como tal, o “Conecta Arizona” é publicado em língua espanhola, servindo a comunidade latina daquele Estado, que tem vindo a ser ignorada pelos “media” tradicionais.
Através destes métodos inovadores, ressalvou o “Nieman Lab”, os jornais locais têm conseguido ir ao encontro das necessidades e interesses das mais variadas audiências, ajudando os cidadãos a tomarem decisões informadas, e reduzindo as desigualdades no acesso a informação fidedigna e de qualidade.
Francisco Pinto Balsemão faleceu aos 88 anos, deixando um legado incontornável no jornalismo, na comunicação social e na política. O antigo primeiro-ministro, fundador do Partido Social...
Com o outono a paisagem mediática ficou mais sombria e o associativismo do sector ressentiu-se naturalmente das incertezas agravadas que condicionam o presente e comprometem o futuro. Há...
Um estudo do International Center for Journalists (ICFJ) assume que o presidente norte-americano Donald Trump foi a principal fonte de desinformação nos Estados Unidos em 2024. O relatório,...
A maioria dos alunos de jornalismo está pessimista quanto ao seu futuro profissional, considerando que será difícil encontrar um primeiro emprego, e que os salários...
Os primeiros meses da pandemia demonstram-se, particularmente, desafiantes para jornalistas e estudantes de comunicação social, que foram confrontados com um sector em crise, e com...
O formato digital tornou-se essencial para garantir a sustentabilidade dos “media” contemporâneos, já que cada vez mais leitores preferem consumir notícias nos seus...
Nos últimos anos, as empresas de jornalismo sem fins lucrativos ganharam popularidades nos Estados Unidos, onde se tem vindo a valorizar a aposta em “media” de qualidade,...