Jornalistas americanos distanciam-se de jornais locais
As notícias locais têm vindo a perder notoriedade nos Estados Unidos, onde muitas redacções comunitárias foram forçadas a encerrar as operações, devido à diminuição da circulação e das receitas. De facto, tem-se verificado uma supremacia crescente das notícias nacionais, com muitos consumidores a subscreverem jornais como o “New York Times”, e a colocarem de lado as publicações das suas comunidades.
Contudo, este comportamento não é exclusivo dos consumidores, sugere um estudo de Hans J.G. Hassell -- reproduzido no “Nieman Lab” --, que concluiu que os jornalistas tendem a dar mais valor a artigos publicados em grandes jornais.
Hassell inquiriu cerca de mil jornalistas sobre a “noticiabilidade”
de peças publicadas por jornais de cariz nacional, publicações metropolitanas, jornais locais, além de outras que não chegaram às páginas da imprensa.
Os inquiridos deveriam ter em conta o ponto de vista do consumidor ou do editor.
Setembro 20
Hassell descobriu, então, que os jornalistas consideram uma história publicada por um jornal nacional como tão digna de notícia como um artigo publicado por um jornal metropolitano.
O mesmo não acontece com os jornais locais, cujos jornalistas a considerarem uma história publicada por um título local menos digna de notícia do que outra que não tinha sido publicada.
O estudo sugere, então, que o facto de os jornalistas saberem que uma história foi publicada por um jornal nacional, serve como uma espécie de “selo de aprovação” ou de “certificado de qualidade”, independentemente, do tema abordado.
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