Os planos de subsídios dos “media” estão a ser revistos em França, onde o governo começou a avaliar os critérios de credibilidade e de qualidade das publicações que apoia.
O plano foi confiado a Laurence Franceschini, ministra de Estado e presidente do Comité Conjunto das Publicações e Agências de Imprensa.
Em comunicado, aquela governante afirmou que “a luta contra a manipulação da informação é uma questão importante para as sociedades democráticas”.
Por isso, “ o reforço dos requisitos éticos e uma separação clara entre informação e publicidade são necessários para reforçar o vínculo de confiança entre os ‘media’ e o público em geral”.
A nova proposta deverá ser apresentada já próximo mês de Março.
De acordo com fontes da CBNews, o objectivo desta nova proposta é diminuir os apoios às plataformas que partilhem conteúdos tendenciosos.
Janeiro 21
De destacar, neste sentido, o Grupo Reworld Media, que adquiriu, em 2019, a revista “Science et Vie”. Recorde-se que no final de 2020, a redacção da revista acusou os novos proprietários de quererem substituir jornalistas por “criadores de conteúdo”.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O canal de notícias russo RT France encerra actividade. Esta decisão deveu-se, muito provavelmente, ao bloqueio das contas bancárias da cadeia, na sequência de novas sanções contra a Rússia...
O canal da Fox News foi processado por difamação após ter alegado que as máquinas da empresa de tecnologia eleitoral, Dominion Voting Systems, foram usadas para manipular...
Segundo um relatório da Asian American Journalists Association (AAJA), falta representação de repórteres e outros jornalistas ásio-americanos nos EUA.
Archith...
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou à comunidade internacional para que tome “medidas concretas para proteger a segurança e a liberdade dos...
No jornal Midi Libre foram demitidos 45 colaboradores, entre os quais estão 16 jornalistas, devido à crise agravada no sector noticioso.
Esta decisão era já esperada pela...
A revista Télérama mudou de directora adjunta ao ser eleita Valérie Hurier, após a votação anterior ter sido invalidada.
Hurier obteve a maioria dos 126...