Jovens consomem mais notícias “online” do que se pensa…
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino Unido, noticia a Press Gazette.
Embora nos dados do último Digital News Report, do Reuters Institute for the Study of Journalism, apenas um quarto dos jovens entre os 18 e os 24 anos afirme visitar sites e aplicações móveis de meios de comunicação social, as estatísticas podem ser mais animadoras.
A Newswork, uma agência de marketing de editores de notícias do Reino Unido, monitorizou e analisou, durante um mês, o histórico de navegação de 993 jovens britânicos entre os 15 e os 29 anos.
O estudo foi feito com recurso a um software de monitorização de todos os cliques ao longo do mês, instalado com a autorização dos utilizadores. Foram, ainda, realizados inquéritos e entrevistas.
O objectivo era “desfazer os mitos entranhados de que os mais novos não estão interessados nas notícias e explorar de que forma a novas gerações interagem com os conteúdos noticiosos”, lê-se no estudo.
Os resultados revelaram que nove em cada dez jovens leram notícias em sites e apps de publicações editoriais e que os participantes acederam a pelo menos seis artigos noticiosos por dia.
A investigação mostra, ainda, que nove em cada dez participantes acompanharam marcas editoriais nas redes sociais, e seis em cada dez partilharam notícias com a sua rede de família e amigos várias vezes por semana.
Considerando todas as actividades a que os jovens se dedicaram online ao longo do estudo, a interacção com notícias aparece em terceiro lugar (88%), depois de “organização da vida diária”, como leitura e envio de emails, gestão da conta bancária e outras tarefas (99%), e de “redes sociais e mensagens” (96%).
“Há uma crença de que os mais jovens estão desligados das notícias hoje em dia. Os nossos dados mostram o contrário. Esta população não só lê muitas notícias, como também está ligada a uma grande variedade de conteúdos noticiosos, desde o entretenimento a questões nacionais e internacionais”, afirma Heather Dansie, directora de investigação na Newswork.
O estudo completo está disponível online.
(Créditos da fotografia: Luke Porter no Unsplash)