O jornal norte-americano Washington Post (WP) lançou um chatbot desenvolvido com inteligência artificial (IA) para que os leitores possam tirar dúvidas sobre questões climáticas, noticiou o Axios.

Um chatbot é um programa informático que simula uma conversa humana, em que o sistema responde às perguntas que os utilizadores formulam.

No caso do WP, o chatbot, baptizado como “Climate Answers”, utiliza apenas os conteúdos dos artigos do jornal para responder aos leitores.

Embora o plano seja expandir a outros temas, por agora a funcionalidade apenas está preparada para responder a questões sobre o clima.

“A cobertura do clima e das mudanças no nosso planeta são áreas críticas para o Washington Post”, justifica o jornal num artigo sobre o chatbot.

A ferramenta foi criada numa parceria entre os jornalistas da editoria das questões climáticas e as equipas de desenvolvimento de produto e engenharia.

O WP explicou que prefere "jogar pelo seguro" e programou o sistema para não dar respostas quando percebe que não tem toda a informação ou que não consegue dar uma explicação sólida.

Quando questionados sobre a possibilidade de este tipo de ferramenta diminuir a consulta dos artigos, os responsáveis dizem que estão atentos às métricas, mas que os estudos apontam no sentido de os leitores acabarem por ler os artigos que desenvolvem os assuntos que mais lhes interessam.

Este não é o único produto com base em IA que o jornal está a desenvolver. Recentemente, foi lançado uma funcionalidade que apresenta resumos dos artigos, estando ainda apenas disponível em cerca de 10% das peças publicadas pelo jornal.

(Créditos da imagem: Site do Washington Post)