Videojogo procura aumentar a literacia mediática
A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) lançou um videojogo que pretende combater a falta de confiança da Geração Z nos media, noticia a Meios & Publicidade (M&P).
“O NewsArcade é uma ferramenta digital inovadora e interactiva, concebida para melhorar a literacia mediática e as competências de pensamento crítico dos jovens”, refere a Associação Mundial de Jornais em comunicado.
A plataforma, que foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos por programadores, editores, educadores e investigadores, procura aliar a mecânica dos jogos aos valores noticiosos.
No NewsArcade, os jogadores assumem o papel de jornalistas com a missão de cobrir uma história de acordo com os sete valores do jornalismo para a Geração Z, estabelecidos no World News Media Congress 2024.
“O jogo começa por definir um desafio para o jogador sob a forma de tarefa distribuída pelo editor ficcional”, descreve o comunicado.
O jogo permite ao utilizador “ter a experiência de todo o processo de decisão editorial” dando-lhe a escolher, de forma gamificada, o “ângulo, citações, títulos e imagens para escrever a sua história de acordo com os valores noticiosos definidos pelo editor no início”.
O NewsArcade, nome dado ao jogo, está a ser disponibilizado gratuitamente durante seis meses (a contar da data de lançamento), podendo as redacções associadas solicitar por email que lhes seja enviada uma versão para teste.
Este projecto é co-financiado pela Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA), da União Europeia, e envolve oito parceiros institucionais de cinco países europeus.