A Norwegian Broadcasting Corporation (NRK), empresa pública de rádio e teledifusão norueguesa, tem estado a usar a inteligência artificial (IA) generativa para criar resumos dos seus artigos, como forma de prender a atenção dos mais novos, noticia o Reuters Institute.

Alguns dados preliminares apontam no sentido de o público mais novo ter maior probabilidade de clicar nestes resumos, e os leitores que lêem os resumos parecem ficar mais tempo nos respectivos artigo.

Estes resumos consistem em listas de pontos que aparecem numa caixa expansível logo abaixo o título e a imagem de topo. No final da caixa encontramos uma nota: “Este resumo é feito por um serviço de IA da OpenAI. O conteúdo é revisto pelos jornalistas da NRK antes da publicação”. [Este é um exemplo de um artigo com resumo gerado por IA.]

Um dos principais motivos para a criação desta funcionalidade foi a tendência preocupante de diminuição de leitores jovens.

Há cerca de cinco anos, a empresa fez um estudo com jovens na faixa etária dos 19 aos 29 anos e definiu alguns princípios-base. “Um desses princípios era repartir o conteúdo em ‘pedaços’ fáceis de digerir”, explica Thomas Nikolai Blekeli, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

Como funciona

O procedimento é simples: copia-se o URL do artigo antes de o publicar para o sistema de IA; o sistema devolve um resumo, assim como sugestões de título para o artigo; o resumo é copiado e colado no CMS (Content Management System) da NRK.

Nem todos os artigos precisam de ter associada uma caixa de resumo. E nem todos os jornalistas usam o sistema automático para gerar resumos; alguns preferem fazê-los manualmente.

Alguns resultados

  • Entre 9 e 16 de Maio deste ano, foram publicados 89 artigos com resumos.
  • De um total de 1,2 milhões de visualizações de página nesses artigos, foram registados 359 mil cliques para expandir a caixa de resumo (19%).
  • Os utilizadores tendem a expandir os resumos dos artigos mais complexos.
  • Os leitores que expandem os resumos têm mais tendência para ficar mais tempo na página do artigo — 49 segundos, em comparação com 25 segundos (leitores que não expandem a caixa do resumo).
  • No que diz respeito a idades, os leitores com menos de 50 anos têm maior probabilidade de expandir a caixa de resumo.

Os responsáveis pelo projecto sublinham, contudo, que estes dados são muito limitados, porque a amostra é pequena (só abrange leitores com log in no site) e refere-se a uma semana apenas.

“Temos de estudar mais isto, mas os poucos dados que temos sugerem que, quando [os utilizadores] lêem o resumo, percebem que aquele artigo lhes interessa e decidem ler mais”, afirma Knut Sætre.

Olhando para o futuro

Sætre and Blekeli fazem parte de uma nova equipa composta por programadores, repórteres e editores que estão a trabalhar em conjunto para criar ferramentas com o apoio da IA. Por exemplo, está a ser testada uma forma de transcrever em directo as comunicações de conferências de imprensa e de sessões de tribunal. Estão também a tentar desenvolver um sistema de análise de dados para encontrar padrões na informação, como forma de apoio aos trabalhos de investigação.

Num espírito colaborativo, a equipa partilhou o código informático da ferramenta que cria os resumos com o Instituto Norueguês de Jornalismo. “Iremos competir nas melhores histórias, mas não necessariamente nas ferramentas”, diz Sætre.

(Créditos da fotografia: Mimi Thian no Unsplash)